sábado, 13 de fevereiro de 2010

Boa Noite


Boa Noite

Foi numa noite triste - uma noite chuvosa -
Que a notícia chegou, soturna e dolorosa,
À casa do Pastor:


- "No centro da cidade,
Houve um grande desastre: uma fatalidade!
Um ônibus checou-se a um bonde e desse choque
Saiu muito ferido o Reverendo Roque...
E de lá do hospital lhes mandava um apelo:
Para irem visitá-lo, irem depressa vê-lo,
Pois talvez não tornasse a ver a luz do dia...


" Que notícia infeliz! Que noite amarga e fria!...


Quatro filhos e a esposa ergueram-se da mesa,
Movidos pela dor da trágica surpresa,
E saíram correndo em busca do hospital.


Entraram no seu quarto; o pastor fez sinal
Para chegarem perto; e a cada qual falava
Com o terno olhar de quem a todos venerava.


Dirigiu-se primeiro à esposa muito querida:
- "Companheira fiel de toda minha vida,
Juntos temos andado e pela mesma causa
Trabalhamos com fé, sem um dia de pausa...


Hoje, como no dia em que te desposei,
És a mesma mulher e amiga a quem amei
E amo com o mesmo ardor dos meus vinte e dois anos,
Como haverei de amar nos celestes arcanos...
Boa noite, esposa amada! Outra vez nos veremos
Quando juntos, no céu, ao Senhor louvaremos."


- "E a ti, Maria, que és minha primeira filha
E foste o meu prazer, seguindo a mesma trilha,
Boa noite, filha! Agora em paz com Cristo vai;
E não te esqueças mais do meu amor de pai!"...


- Boa noite, meu Guilherme! Ó filho dedicado,
Tua vida de fé em nosso lar sagrado
Foi o mais belo exemplo, a melhor recompensa
Que Deus me concedeu à luz de minha crença;
Continua a crescer nas virtudes cristãs
E sê o protetor de tua mãe e irmãs!"


- "Célia, filha extremosa e cândida, boa noite!
Foste uma luz na treva, um bálsamo no açoite
Da ingratidão do mundo... Ah! me recordo agora
Daquele instante bom, daquela ótima hora
Em que rendeste a Deus tua alma arrependida,
Deixando-a ao Seu dispor pelo resto da vida...
Mais uma vez: boa noite, ó filha dedicada!
Que o Senhor te conserve em sua obra sagrada!"


... Carlos - terceiro filho - olhou o pai, sentido,
Porquanto à irmã mais moça o havia preferido...
E o motivo lhe vinha inexoravelmente
Ao triste coração, à alma convalescente:


Fora, há tempo passado, um bom servo da Seara
E ao lado de seu pai ativo trabalhara...
Mas, companheiros maus e a péssima influência
De colegas sem brio, arparam-lhe a consciência,
Fazendo-o recuar, a batalha do amor
E apostatar da fé em Deus, nosso Senhor.


Chegou mais perto e ouviu o pai, triste, dizer:
- "Adeus, Carlos! Adeus! Fugiste ao teu dever!...
Eu quisera poder falar-te as mesmas cousas
Que disse à tua mãe e irmãos... Porém, nem ousas
Encarar-me... Esquecestes os bons conselhos meus...
Porém eu te amo ainda!.. Adeus, Carlos! Adeus!"
... Carlos, caindo aos pés do leitos, soluçando,
Perguntou: - "Pai, por que aos outros, osculando,
Você disse: 'Boa noite'! e a mim só disse: 'Adeus'?


- "É que aos outros, meu filho, espero-os lá nos céus,
Para entoarmos a Deus, por nossa salvação,
O cântico eternal da nossa gratidão!"


- "Meu pai! (Carlos confessa em lágrimas de joelhos)
Eu prometo a Jesus seguir os seus conselhos!
Eu já me arrependi! Eu lhe falo a verdade!
Vou dedicar a Deus a minha mocidade,
Servi-lO para sempre!..."


- "Assim sendo, meu filho,
Posso agora dizer, sem nenhum empecilho:
- "Boa noite! E que o senhor te guie e te proteja

No aconchego do lar, no serviço da igreja!
Boa Noite, filho meu!...
E, tendo dito isto,
Suavemente expirou... e descansou em Cristo.



                           ******
Ó tu que andas gastando a tua mocidade
Nas orgias do mundo ou na incredulidade;
Tu que buscas na Ciência ou na Filosofia
Explicação para alma ou pra matéria fria;
Tu que não crês em Deus ou na vida futura;
Tu que vives sofrendo ao peso da amargura;
Ou tu que já seguiste o caminho da cruz
E hoje negas, sem fé, o nome de Jesus;
Pára! Volta! Que a morte horrenda e traiçoeira
Pode cortar-te ao meio a alígera carreira
Para o desconhecido!...



 Então, o Eterno Deus
Apenas te dirá: - "Ó filho ingrato, adeus!"
Porém se, arrependido e em lágrimas, voltares
Ao aprisco de Deus, ao regaço dos lares,
Ele então te dirá, cheio de paz e amor:
- "Boa noite! Entra, afinal, no gozo do Senhor!"




20 comentários:

  1. Mário Barreto França fez parte da minha infancia, desde mto pequeno sempre ouvi de minha mãe a s suas poesias.. mto edificante

    ResponderExcluir
  2. lindas poesias de Mario Barreto, muita inspiração!

    ResponderExcluir
  3. lindas poesias de Mario Barreto, muita inspiração!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de poesias. Sei de cor algumas desse saudoso autor. Quando jovem recitava uma poesia " Última Carta de Mazoni". Não me lembro quem é o autor. Mas dizia em uma parte: Dantas, meu caro amigo, a letra bela e cheia dessa carta bem vês que não é minha, ditei-a. Essa trama arabescos e cromada dos fatos na vida nos tornou mutuamente gratos...
    Tenho 72 anos. Gostaria muito de poder relembrar essa poesia. Será que alguém pode colaborar? Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho esse poema mas preciso do seu endereço de email para enviá-la para a senhora

      Excluir
    2. Quem pode afirmar sem fantasia que vera amanhã a luz do dia
      Sou jovem meu velho bem jovem
      Eu lanço desafio a própria morte

      Esse é um pedacinho de uma poesia que a minha irmã recitava
      Gostaria de ter essa letra novamente , a minha irmã faleceu

      Meu e mail : faustinofernandes@oi.com.br
      Desde já obrigado!
      Boa noite!

      Excluir
  5. Minha mãe hoje com 70 anos ainda recita essa poesia de cor. É lindo e emocionante

    ResponderExcluir
  6. amooo muito esse poeta marcou minha infância ,pois lembro que minha mãe recitava na igreja e mesmo apos sair de constantes internações psiquiatras nunca esqueceu uma pauta

    ResponderExcluir
  7. Amo as poesias de Mário Barreto França. Recitava-as na igreja quando jovem. E hoje estou tendo o prazer de recita-las novamente!!!

    ResponderExcluir
  8. Vc te a poesia o calvário? se possível gostaria de receber, o meu imail é pretatia21@gmail.com desde já agradeço

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se alguém tem a poesia de Mello e Souza O Filho da Sertaneja

    ResponderExcluir
  10. Amo essa poesia fez parte da minha adolescência. (Alguém conhece o jogral pregue a palavra se souber me manda obrigado)

    ResponderExcluir
  11. Eu decorei essa poesia aos meus 12 anos de idade. Hoje tenho 5.6 e aina seu recita-la com o mesmo vigor entusiasmo.
    Sou apoixonada por essa piesia pois me traz excelente lembranças de minha mae!!
    Foi ela quem me incentivou a decorar e declamar. Era um dos maiores orgulho dela , era me ver declamando essa porsia nos cultos!!

    ResponderExcluir
  12. Ele conta em poesia a história de um ex- Cangaceiro de nome Narciso Lemos de Almeida, que pertenceu ao bando de Antonio Silvino. a

    ResponderExcluir
  13. Já declamei muuuuito essa poesia maravilhosa, desde a adolescência. Hoje estou com 58 anos e continuo a declama-lá.
    Que muitas almas continuem sendo alcançadas através dela

    ResponderExcluir
  14. Mario Barreto França fez parte da minha infância também minha mãe gostava de mais 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. A última carta de Mazzoni faz parte do livro Um Caminho no Deserto

      Excluir
    2. O poema Boa noite faz parte do livro E ouviu-se uma voz do céu

      Excluir
  16. A minha mãe recitava o poema Fuga para o Egito. de Mário Barreto França. Por favor alguém tem? ando em busca faz tempo e não enconto. meu e-mail liliscassia@gmail.com

    ResponderExcluir