domingo, 5 de abril de 2009

O cego de Jericó

Perto de Jericó, à margem do caminho,
Costumava sentar-se, esmolando sozinho.
O cego Bartimeu.

Ah! Ele nunca vira
A paisagem sorrir sob um céu de safira,
Os rebanhos pastando em campos verdejantes
E os olhos de seu pai, de bençãos transbordantes,
Porque era, infelizmente, um cego de nascença,
Mergulhado na dor de sua treva imensa...

E ele, no íntimo dalma, exclamava: _ Quem dera
Achar esse Jesus que milagres opera!
Pois tanto imploraria e choraria tanto,
Que ela havia de ter piedade de meu pranto
E, certo, me daria a luz para para os meus olhos,
Guiando-me na vida, entre tantos escolhos!...

Certo dia, porém, ele estava esmolando,
Quando ouviu um rumor de turbas caminhando.
Prestou toda a atenção e descobriu, sem custo,
Que era Jesus quem vinha - o poderoso e justo
Rabi.

E, ao pressentir que perto ele se achava,
Na esperança de ser escutado, gritava:
_ Ó filho de Davi tem piedade de mim,
E livra-me, Senhor, destas trevas sem fim!

E muitos, em ameaça, exclamavam: - Ó tolo,
Cala-te! E em teu silêncio encontrarás consôlo!...
E ele gritava mais: - Jesus, eu creio em ti!
Tem piedade de mim, ó filho de Davi!

É que ele meditava: - Ah! se agora não falo,
Onde irei,onde irei outra vez encontra-lo?!
Se me passa valoz essa oportunidade,
Nunca mais eu verei minha falicidade!

E Jesus, que entre a turba ia calmo seguindo,
Solícito parou, aquela voz ouvindo,
E ordena: - Ide-o buscar! Trazei-o sem demora!
Poeque na sua angústia ele suplica e chora!

E foram-no chamar, na alegria que inflama:
_Levanta-te com fé, porque o mestre te chama!
Tem esperança e vai!
E ele, a capa deixando,
Correu para o Senhor, de gozo transbordando.

Perguntou-lhe Jesus: _ que queres tu que eu faça?
E o cego respondeu: _ que eu veja a tua graça!
Que eu tenha vista, Mestre!
Então, Jesus falou:
_ Vai em paz! Vai em paz! Tua fé te curou!



Quando ele abriu o olhar, na mais grata surpresa,
Contemplou extasiado a linda natureza:
O céu azul, o campo enfeitado de flores,
E o horizonte a sorrir em nuvens multicores;
Porém, nada mais belo ele viu do que a luz
Refletida no olhar dos olhos de Jesus.

29 comentários:

  1. Muito boa sua iniciativa!!!
    Parabéns!!!
    Que vc seja abençoada pelo Senhor:)
    Feliz sábado!!!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. essa poesia me lembra minha mãe ,lendo parece que estou vendo ela declamar,parabens quem a colocou no site ,DEUS abençõe

    ResponderExcluir
  3. Já recitei essa poesia,só que já não lembrava mais e nem tinha cópia,que bom que encontrei!!!È uma relíquia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já recitei há muitos anos, acabei esquecendo um pouco, tem como vc gravar um vídeo recitando ela e mandar pra meu zap. Preciso pra domingo no culto de missões de mulheres. 31993731912

      Excluir
  4. Que Deus te abençoe pela brilhante idéia! Isso são relíquias. E Deus que está nos céus te recompensará por distribuir com os outros tudo de valioso que tens.
    Quase já não escutamos coisas tão valiosas como a declamação de poesia nas igrejas. E precisamos divulgar o que de bom temos. Entre no meu orkut que tenho uma sobre: "O Dia do Julgamento. cecilia_targino@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe muito se recordou dessa poesia, do seu tempo de jovem na igreja, é realmente uma relíquia. Precisamos ressuscitar o espírito poético entre os jovens de nosas igrejas. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom !
      Já recitei várias vezes essa poesia quando eu era jovem, tinha até esquecido alguns versos. adorei encontrá-la aqui.
      Sebastiana -Afonso Bezerra-RN

      Excluir
  6. Declamei essa poesia semana passada. Foi grande a visitação do Senhor nos corações. Tudo o que Ele faz é perfeito.Em poesia, fica mais lindo ainda

    ResponderExcluir
  7. Foi mal fala isso mais tem muito erro de portugues eu conheço o poema pois minha vo sabe de cor mais e muito lindo mais da uma arrumada ai cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, procura seus erros também no seu comentário!
      Só para lembrar!
      A palavra MAIS se refere a quantidade !
      Veja os outros erros!
      Desculpa .

      Excluir
    2. o poema é lindo porém necessita de alguns ajustes.De fato alguns versos não correspondem ao original.Nao é ofensa. É uma constatação.

      Excluir
  8. oi, procuro por duas poesias de Mário Barreto Fraça: " As duas taças" e "Bernadete", voce conhece? sabe onde posso encontrar? se puder me ajudar responda por favor para o meu e-mail: otoniel.barbosa@hotmail.com
    ficarei eternamente grato

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz! Muito feliz em ver esta poesia! Declamei anos atrás quando mais jovem. Que Deus continue lhe abençoando. Obrigada pela postagem.

    ResponderExcluir
  10. Sou um admirador de irmãos e irmãs que aprecia uma boa poesia,principalmente quando se refere a poesia evangélica,onde por misericórdia declamo em algumas ocasiões.Meus parabéns por sua iniciativa,Deus te abençoe cada vez mais.Pb Luciano Luiz(Bonança - Moreno -PE.)

    ResponderExcluir
  11. Sou um admirador de irmãos e irmãs que aprecia uma boa poesia,principalmente quando se refere a poesia evangélica,onde por misericórdia declamo em algumas ocasiões.Meus parabéns por sua iniciativa,Deus te abençoe cada vez mais.Pb Luciano Luiz(Bonança - Moreno -PE.)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela iniciativa. Sou amante (e julgo que você também o seja) da poesia evangélica que deve ser mais divulgada entre o povo crente.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela iniciativa. Sou amante (e julgo que você também o seja) da poesia evangélica que deve ser mais divulgada entre o povo crente.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, Katia pelo seu blog! Suas páginas me fez reviver parte de minha infância,com a poesia: O ÚLTIMO COMBATE.
    Que o Senhor te faça crescer mais e mais, e que você continue semeando bençãos a todos que encontrarem o seu blog!
    PAZ SEJA CONTIGO!

    ResponderExcluir
  15. Esta poesia é linda! Bom encontra-la.

    ResponderExcluir
  16. Que lembrança maravilhosa da minha adolescência e juventude na Igreja Batista em Macuco, que completa este mês 100 anos. Declamei muitas vezes está poesia nos cultos de domingo.

    ResponderExcluir
  17. Linda iniciativa, procuro a poesia de Mário Barreto França "Ninguém jamais falou como este homem". Se alguém puder me ajudar. Meu e-mail: minobediencia@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus...viajei até minha infância...Tanto tempo faz que procuro essa poesia. Glórias a Jesus! Que o Senhor abençoe quem dispôs esse belo texto para nós.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns amo poesia,gostaria de saber se conhece a poesia...IDE trez letras?

    ResponderExcluir
  20. Haha Minha mãe sempre declamava essa entre outras

    ResponderExcluir
  21. A minha irmã declamava quando era jovemEstou e eu q ficava ouvindo,terminava decorando,hj tive o privilégio de reencontrar pra relembrar. Estou muito feliz por achar a cópia

    ResponderExcluir
  22. Eu apesar de não ter a inspiração de declamar esta poesia...mas sou fã da mesma

    ResponderExcluir
  23. Aceitei a andar no caminho mais sublime da vida, ouvindo minha irmã recitar essa poesia. Obrigada pelo prazer de lê lá novamente. Eu estava a muito tempo querendo achar essa poesia. Deus abençoe vc.

    ResponderExcluir